PRÉDIO DA USRA

PRÉDIO DA USRA

PROGRAMAÇÃO SÁBADO, DIA 11/11

08:00h Hasteamento das Bandeiras

09:00h Inicio do Credenciamento

  • Mateada

10:30hAbertura da Programação de Radioamadorismo

-Palestra: Landell de Moura– Coordenador: Ivan – PY3IDR

-Local:Sala de reuniões

11:50h Encerramento

12:00h Almoço

  • Local: CTG José Bonifácio Gomes

14:00h Programação de radioamadorismo

  • Palestra: Aprenda a utilizar o N1MM – Coordenador: Claudio Albert (PY3OZ)

  • Local: Sala de reuniões

15:00h Programação de Radioamadorismo

  • Palestra: APRS / Rede Sul APRS – Coordenador: Claudio (PY3NZ)

  • Local: Sala de reuniões

15:00h Passeio Turístico

16:00h Encerramento – Cafezinho

16:15h Falando em Associativismo – LABRE/RS – Relatório das atividades, Plenária.

18:00h Encerramento

20:30h Abertura oficial do evento – Jantar baile (Apresentação de Enio Vieira – Teclado e Violão).

  • Local: CTG José Bonifácio Gomes

DOMINGO, DIA 12/11

09:00h TROCA-TROCA

  • Mateada

10:30h Inicio das atividades Coletivas

12:00h Almoço

  • Local: CTG José Bonifácio Gomes

15:00h Encerramento com arreamento das bandeiras.

NOTA: Durante o almoço será feita entrega da premiação do Concurso Farroupilha 2017.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Prestando Serviço

Queremos registrar o trabalho informativo que está sendo prestado pela Associação dos Radioamadores de Mato Grosso do Sul(ARMS) aos seus associados e parceiros, no sentido de subsidiar a todos, de conhecimentos práticos e imprescindíveis para a boa formação dos radioamadores.

Tira dúvidas:

Pergunta: O que é operação SPLIT?

Resposta: Split é um método de operação no qual a frequência de transmissão é distinta da recepção na mesma banda (não confundir com o “shift” das operações com repetidoras em FM nas bandas de VHF, UHF e 10m em que o deslocamento é padronizado). É muito utilizado por operadores com experiência em DX durante os QSO’s que dão origem as chamadas múltiplas por várias estações tentando contratar uma em particular (pile-up) ou para algum tipo de experimentação. Os rádios mais modernos já trazem um comando para esta operação e os mais antigos fazem uso de um VFO adicional (VFO externo). Exemplo de spot em cluster indicando operação em split: 5 up . Isto indica que a frequência de recepção daquela estação estará 5 KHz acima da de transmissão.

Não se esqueça que o radioamadorismo é vasto e não se resume a uma única atividade ou única banda. Somos experimentadores da RADIOcomunicação, ou seja, RADIOamadores. Use as bandas apenas para a finalidade para qual elas foram criadas e existem no mundo todo: ESTUDO DA RADIOTÉCNICA. As faixas de RADIOAMADORISMO são um patrimônio mundial inestimável e precisam ser preservadas. Isto é muito importante. Se for o caso avise ou denuncie o mal uso para evitar que prolifere e descaracterize a prática mundial.
A pergunta crucial é: Ser ou não ser RADIOamador? Eu gosto destas coisas todas(antenas, rádios,cw, modos digitais, montagens, contestes, expedições, estudar propagação, usar sua estação para ajudar em emergências, dividir seus conhecimentos com seus colegas, etc)?
Se a resposta for sim você está engajado? Se for não você está no lugar errado ou equivocado.

Para outras finalidades pessoais ou privadas devem ser usados outros serviços de telecomunicações que existem para outros objetivos diferentes do radioamadorismo como o Radio do Cidadão, Serviço Limitado Privado, Serviço de Comunicação Multimídia, etc., para não distorcer a finalidade real e poluir a faixas de radioamadorismo com assuntos/atividades não pertinentes ao nosso Hobby que é técnico. Diversifique, experimente, faça muitos contatos e aprenda certo. Depois ensine a outro...

Atenção:

Colega novato lembre-se sempre de informar-se adequadamente antes de fazer.
Leia a norma do serviço de radioamadorismo e procure tirar suas dúvidas.

Não use o achismo. Não se referencie com quem não tem experiência.
Não ande na contra mão, faça certo, afinal o radioamadorismo é universal e as regras fundamentais são mundiais. Isto é muito importante!
Procure seu Rádio Clube e fale com quem tem conhecimento e quer de fato ajudar.
Radioamadorismo é prática e o como fazer só vem com o tempo e com bom ensinamento de quem sabe fazer bem feito.

Para questões não elucidadas procure sempre a Anatel e formalize sua dúvida sempre através de uma carta ou ofício. Este é o órgão governamental competente que deve esclarecer.

73, até o próximo e pratique muito radioamadorismo conforme suas possibilidades.

ARMS - Associação de Radioamadores de Mato Grosso do Sul.
Estação oficial PT9AAA (vide www.qrz.com ou www.hambrasil.com.br).
Visite nosso site: sites.google.com/site/pt9aaa

CLUBE DE RADIOAMADORES DE URUGUAIANA

Recebemos do PU3BOE – AMORIM, um relato da comemoração do primeiro aniversário do Clube de Radioamadores de Uruguaiana, que aconteceu no último dia 1º Junho de 2011, em sua sede social, na Av. Duque de Caxias, anexo ao Centro Cultural de Uruguaiana.

Compareceram vários amigos radioamadores e seus familiares. Na oportunidade foram apresentados os novos radioamadores aprovados nos últimos exames lá realizados. Dia de comemoração e valorização do trabalho de divulgação e capacitação de novos radioamadores.
Queremos parabenizar a comunidade radioamadoristica Uruguaianense por estarem promovendo o associativismo e com isso o desenvolvimento pessoal dos radioamadores daquela região. Nosso reconhecimento especial ao Marins – PY1AMF, que estando em Uruguaiana por questões profissionais, conseguiu mobilizar os colegas para este retorno à atividade associativa na região oeste do nosso estado...

RODADA DA USRA

A Rodada vai ao ar, de segunda a sexta, às 19 horas e 30 minutos, na banda de oitenta metros, em 3,770 MHz.

Participe, faça novos amigos e fique bem informado.

Paulo – PY3PA