NOTÍCIAS DA USRA

 PROGRAMAÇÃO USRA -  Primeiro semestre/2024


Conforme foi pré determinado estaremos trabalhando as atividades da Usra semestralmente, como forma de focar em objetivos relevantes a curto prazo. Dessa forma vamos trabalhar este primeiro semestre focados no seguinte Roteiro de Atividades:

Janeiro:

- Assumir a Presidência

- Tomar conhecimento do andamento administrativo da entidade, agradecendo a Diretoria anterior por conduzir nossa entidade até aqui e buscar conhecer os procedimentos de praxe para a continuidade administrativa.

- Importante: A pedido de vários colegas, nos meses de janeiro e fevereiro, vamos testar nossos expedientes aos sábados, das 14:30 as 17 hs. De acordo com presença e avaliação de todos, poderemos manter esse procedimento durante a gestão 2024/2025.

- Focar na comemoração do aniversário da Usra no dia 13 de janeiro as 15 hs em nossa sede com a presença de associados, simpatizantes e convidados.

- A programação estará disponível em nossas mídias sociais (Blog, Facebook e Instagram) e também nos meios de comunicação da cidade.

- Passado esse evento, vamos focar em uma promoção relâmpago de 15 a 31 de janeiro para que associados em atraso com suas mensalidades, regularizem com 5% (valor da inflação) de desconto. E não associados que queiram integrar o quadro de sócios como sócio efetivo (Radioamadores prefixados) ou simpatizante ( não radioamadores mas que partilham do interesse pela atividade).
Quem pagar o ano integral terá 10% de desconto nesse período.

- De 06 a 31 de janeiro, a estação oficial PY3UR, será ativada em todas as bandas possíveis pela propagação neste período para divulgação de Diploma Comemorativo ao aniversário da entidade.
    - Qualquer colega poderá ativar essa operação da sua própria residência, usando as suas condições operacionais, na banda que julgar ser a sua melhor opção de transmissão e no horário oportuno, que não interfira na sua rotina normal. Observação importante: Nada impede que uma mesma banda seja operada por vários operados em oportunidades diferentes.
       - Os logs deverão ser repassados a Usra, para a emissão dos respectivos certificados de participação que serão disponibilizados via internet, na forma que será divulgada, até dia 06 de janeiro, início da operação.

- Fevereiro:

Daremos inicio ao processo de avaliação e atualização dos arquivos da Usra. Precisamos examinar o que se justifica manter e o que pode ser descartado. Tudo será feito dentro da regra geral “dos cinco anos”. O que extrapolar esse prazo e não for relevante para a casa será descartado, mediante um relatório que ficará na secretaria para conferência por todo o associado em dia com a casa e julgar necessário verificar.

Sugestão de Concursos:

     10 - 11 – Dutch PACC contest
     24 - 25 –REF Contest  SSB
* Todas as participações em concursos serão definidas com a devida antecedência.

 
Março:

Iniciaremos de forma contundente a busca por um espaço definitivo no Parque dos Morros junto as autoridades municipais. Isto não impede que consigamos outra área conveniente aos nossos interesses. Estaremos sempre abertos a conquistar o que for produtivo para nossa entidade.

Vamos iniciar efetivamente o ano com atividades e participação em concursos.

E para este mês teremos uma atividade importante.  Vamos promover em um de nossos expedientes um ciclo de estudo e aprendizagem de uso do equipamento NanoVNA, muito úteis e que alguns colegas poderão tirarem suas dúvidas. Esse evento será aberto a colegas das cidades próximas que queiram participar.
    O palestrante será nosso colega Rafael Fagan – PY3ON. Assim que ele retornar de suas férias, vamos definir o dia e divulgaremos com bastante antecedência.

- Participação no Concurso CQ WPX. A forma de participação será definida até dia 10 de março para dar tempo de organizar a estrutura da operação.

Sugestão de Concursos:

     2 - 3 – ARRL INTERNACIONAL DX Contest – SSB
     16 - 17 – RUSSIAN DX Contest
     30 - 31 – CQ WPX Contest – SSB


Abril:

Estaremos criando uma Biblioteca Digital, com arquivos úteis as nossas atividades e que serão avaliados e garimpados durante os três primeiros meses. Será uma biblioteca enxuta, qualificada, sem assuntos repetitivos e que possam servir de base ao nosso desenvolvimento técnico operacional.

Para isto, até dia 31 de março estaremos aceitando a contribuição de todos com artigos, livros, esquemas e demais assuntos que possam enriquecer nossa biblioteca.

A finalidade dessa biblioteca é, se adequar aos meios disponíveis hoje e evitar a junção de papéis que ocupam espaço e se deterioram com o tempo.

Quando toda a documentação estiver organizada para publicação, vamos divulgar como poderá ser feito o acesso a mesma.

Sugestão de Concursos:

    8 - 9 - CQWS - ESCOTEIROS
    21 - CONCURSO BRASILIA  CBSB
    29 - 30 - CONCURSO BATALHA NAVAL DO JENIPAPO


Maio:

Este mês será destinado a cada expediente termos um tema para ser enfocado. Pode ser uma palestra, um vídeo específico, um demonstração especial.

Temos em nosso quadro social ótimos palestrantes que podem se disponibilizar a trazer algo  para enriquecer o conhecimento de todos.

Quem se disponibilizar nos informe o dia e o tema até 30 de abril, para que possamos fazer ampla divulgação.

Sugestão de Concursos:

     4 - 5 - ARI Internacional DX Contest
     25 - 26 - CQWW  WPX - CW


Junho:

Este semestre será encerrado com um evento especial. Entre 2002 e 2006 realizamos os eventos chamados Encosul DX. Encontros com palestrantes para falarmos sobre DX. E neste mês, no último sábado, vamos dedicar o dia para vivenciarmos mais uma experiência, com quem pode agregar muito conhecimento para todos nós. Esse evento evento também será aberto aos colegas da região, como foi anteriormente e tivemos um ótimo publico participando. Serão enviados convites aos colegas que sabidamente gostam de DX e os demais interessados em ingressar nesse mundo fantástico, poderão partilhar desse aprendizado.

O Palestrante principal, que sempre esteve conosco, será o PY3DX – Paulo Toledo de Porto Alegre, que confirmou  sua presença. Trará como sempre um trabalho muito bem detalhado sobre conquistar os melhores resultados em um concurso. Multi campeão em Fonia e CW, individual e por equipe, com mais de 30 anos de experiência na área e como Presidente de grupo Escoteiro, tem muitos concursos de JOTA também.

A programação do dia será divulgada em maio, após receber o cronograma da palestra dele e fazermos os ajustes locais possíveis. Aceitamos sugestões para essa programação até dia 30 de abril.

Sugestão de Concursos:

10 - 11 - Concurso Batalha Naval do RIACHUELO – CBNR
24 - 25 - Concurso Batalha Naval  do RIACHUELO – CBNR – SSB

Nota sobre os Concursos
Quanto aos Concursos, queremos salientar que os de maior destaque serão operados pela PY3UR em equipes, previamente definidas e o contexto das operações detalhadas.
Nada impede que cada operador também participe individualmente de suas próprias estações.
A participação nos Concursos menos relevantes será para introdução de novos operadores e crescimento individual de quem quer se aperfeiçoar. Nestes, será de bom alvitre que um operador experiente sempre esteja presente para dirimir dúvidas.
Nota final
Este esboço de programação para o primeiro semestre, é passível de ajustes. Para tanto, fiquem atentos, de primeiro a quinze de janeiro, estaremos recebendo comentários e sugestões que venham aprimorar este contexto.
Todos os comentários devem ser direcionados via whatsapp ao PY3YM - Moreira, que vai reunir as sugestões e em equipe da Diretoria decidir as alterações.
Fique bem claro, todos tem direito a sugestões. O que for melhor para a ENTIDADE, será acrescentado.

Agradeço antecipadamente a todas as manifestações.

PY3YM – Moreira

Lembrete: Se você não for presente na hora de decidir e fazer, depois, não critique.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS DA USRA

NOTÍCIAS DA USRA