BREVE RELATO DA ATIVAÇÃO DA PR3PA POR PY3OZ - CLÁUDIO ALBERT

Zarpamos no dia 1º de Fevereiro de Pelotas Canal de São Gonçalo acima rumo a Lagoa Mirim onde fica o Farol da Ponta Alegre BRA-288. Pelo mapa do Google e pelo Navionics Garmin haveria uma grande alagada abrigada atrás do Farol. Mas não adiantou perguntar aqui e ali se conseguiríamos entrar lá, tivemos que experimentar nós mesmos. 

Segundo o regulamento da ARLHS um Farol é considerado ativo quando é visto desde o local da estação de dia ou suas luzes são vistas durante a noite. 3 dias de navegada após, no dia 3 de Fevereiro, chegamos ao local. Todas as nossas expectativas estavam corretas. Local abrigado, profundo, seguro, problema zero quanto a navegação. 

Mosquitos: Esses merecem um destaque, negativo, mas destaque: a regra do mosquito é: Atacar por volta de 19:45 e, por volta de 20:45, o ataque para. Lá na Ponta Alegre não. Lá, além de ser em maior quantidade, o ataque começa no horário "padrão" e não para mais até o amanhecer! Eu nunca tinha visto! Pondo o ouvido próximo a tela mosquiteira é possível ouvir como se fosse um enxame de abelhas! Um desespero por sangue! 

Mas contornamos bem a situação: Preparo da Janta as 18 horas, pois devido ao calor, cozinhar tem que ser com o barco aberto, para que, as 19 horas nós nos trancássemos dentro do barco com as telas mosquiteiras nas escotilhas e pronto. Livres dos mosquitos. Só que a estação foi montada do lado de fora, na rua, na popa do barco, onde têm os mosquitos. 

E aí? Bom, também foi contornado. Preparei o 590 para operar remotamente com o notebook da Vivi de dentro do Barco. Problema resolvido. Acontece que operar remoto não é tão fácil quanto na presença da estação principalmente quando se tem pile-up e trocas sucessivas de banda. Nesse aspecto tivemos sorte na sexta e no sábado 14 e 15: Tinha vento a noite! 

Mesmo assim tinha mosquitos, mas em menos quantidade. A popa da embarcação, onde estava a estação, é o local pra eles atacarem, pois uma vez na âncora, o barco aproa para o vento e a popa se torna algo abrigado do vento. Com a âncora reserva, demos um jeito de deixar o barco meio que de lado(través) para o vento, aí melhorou um pouco. 

Eu disse um pouco, pois fora isso, meias grossas, calça, casaco com toca, ventilador nos pés e boa noite! E, quando digo boa noite, não é o cumprimento e sim, aqueles espirais incandescentes contra-mosquitos. Melhorou um pouco, o resto eram tapas no teclado e nas pernas, pois eles picavam por cima da calça! Eu disse que o relato seria breve, e foi! Pois não falei do bolota, das antenas, das tormentas, das ventanias, da visita de PU3TOR, filho e namorada, do resgate de cabos e baldes, da lagoa do jacaré, etc e etc e etc e etc.

Isso vai ficar pro vídeo da ativação que está quase pronto no Canal Águas Nativas no Youtube que já tem lá os vídeos do dia 1, 2 e 3 do Farol prontos pra vc assistir, curtir, se inscrever e compartilhar.

Tá bom?

73 a todos
Cláudio PY3OZ
PR3PA Farol da Ponta Alegre Dxped 2025













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog