PRÉDIO DA USRA

PRÉDIO DA USRA


PERÍODO:

Data Modo Hora Evento

Terceiro sábado cheio de agosto (19/08/2017) CW 21:00 (UTC) Início

Terceiro domingo cheio de agosto (20/08/2017) CW 21:00 (UTC) Fim

Quarto sábado cheio de agosto (26/08/2017) SSB 21:00 (UTC) Início

Quarto domingo cheio de agosto (27/08/2017) SSB 21:00 (UTC) Fim

quinta-feira, 28 de julho de 2011

NOTÍCIAS DA USRA

EXPEDIENTE MOVIMENTADO

No ultimo sábado, participamos do expediente semanal na sede da USRA, quando reencontramos diversos colegas. Queremos registrar as presenças dos colegas Machado PY3CAL, Ilha PY3AGI, outros membros da diretoria e demais colegas. Também esteve presente o mais novo radioamador da cidade. Rulian Victor Brasil Fernandes – PU3PAA, que tem 13 anos e é filho de nosso colega PU3RSF o RUI. O Rulian foi um dos candidatos que conseguiu aprovação nas provas realizadas no último mês de maio em Santa Maria. Desejamos que possa tornar-se mais um dos radioamadores ativos em nossa cidade.

Para a satisfação de todos, constatamos a colocação das películas nas janelas da sede. O resultado ficou muito bom. Agradecemos ao Darcy que se empenhou particularmente para a realização desta benfeitoria em nossa sede.

O BRASIL PODERÁ TER O PRIMEIRO SATÉLITE BRASILEIRO (NANOSATC-BR)

O Brasil se prepara para lançar o Cubesat NANOSATC-BR. O projeto está sendo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e por estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do Rio Grande do Sul.

" O NANOSATC-BR contará com dois instrumentos científicos, um magnetômetro e também um detector de partículas de precipitação, para o monitoramento em tempo real do geoespaço, a precipitação de partículas e distúrbios na magnetosfera sobre o território brasileiro para a determinação de seus efeitos em regiões como a da Anomalia Magnética no Atlântico Sul (SAMA, sigla em inglês) e o setor brasileiro do eletrojato equatorial.
Esta anomalia [SAMA] é uma "falha" do campo magnético terrestre nesta região, que fica sobre o Brasil", explica Otávio Durão Coordenador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil. Como consequência desta anomalia, há um maior risco da presença de partículas de alta energia na região, que podem afetar as comunicações, os sinais de satélites de posicionamento global (como o GPS), ou mesmo causar falhas de equipamentos eletrônicos como computadores de bordo. O INPE estuda esta anomalia há décadas, contando com vários pesquisadores de renome internacional que, inclusive, participaram da definição da missão e de sua carga útil."
Segundo Otavio Durão , Coordenador técnico do NanosatC-Br e do INPE, o seu lançamento está previsto para novembro de 2012. As frequências de uplink ( UHF ) e downlink ( VHF ) já foram alocadas pela IARU. A telemetria será em 9k6 BPSK em 145.865 MHz. O projeto está recebendo apoio da União Santamariense de Radio Amadores - USRA. O indicativo de chamada da estação de controle será PY3EB. Durão informou que será muito interessante e bem vinda a participação do rastreamento do Cubesat por nós Radioamadores.
Estamos esperando para breve o website com todas as informações do CubeSat NANOSATC-BR.
O projeto está em pleno andamento.
Informações IARU - Texto: Pirajá, PS8RF

RODADA DA USRA

A Rodada vai ao ar, de segunda a sexta, às 19 horas e 30 minutos, na banda de oitenta metros, em 3,770 MHz.

Participe, faça novos amigos e fique bem informado.

Paulo – PY3PA

Nenhum comentário: