NOTÍCIAS DA USRA

63º RANCHO
Aproveitamos o último feriado, para conhecermos melhor o município de São João do Polêsine e colhermos subsídios para o planejamento adequado do próximo RRG (Rancho do Radioamador Gaúcho). Situado na área geográfica da 4ª Colônia de imigração italiana, Polêsine, é um pequeno município, que tem como economia básica a agricultura e o turismo cultural. Em função do relevo da região, encontramos belas paisagens formadas pelos morros e vales cobertos por mata nativa e lavouras de arroz. Dentro do município, a localidade mais conhecida e destacada é VALE VÊNETO, cujo nome lembra e homenageia uma região da Itália, berço dos pioneiros que aqui colonizaram. Sem dúvidas uma região especial e diferente de uma área comum de uma cidade. Local calmo, caracterizado pela cultura italiana, católica, divulgação das artes e preservação da cultura colonizadora. Ali acontece o Festival internacional de inverno promovido pela UFSM que recebe anualmente, artistas e profissionais das artes para divulgar e disseminar informações das artes em geral.
Pois é neste local que iremos realizar o próximo Rancho. Certamente será diferente dos muitos realizados, pois estará dentro de uma realidade diferenciada daquelas que costumamos encontrar.  
Queremos que seja um encontro familiar, em um local especial, valorizando a presença, a convivência, a importância e a simplicidade da vida. Ali vamos nos encontrar com colegas e seus familiares. Momento importante para todos que eventualmente falamos via rádio....

SERGIO BEVILAQUA – PY3SB
Este é o nome do gaúcho que acaba de conquistar o honor roll. Natural do Alegrete, militar e obstinado praticante do DX, Sergio que possui uma estação simples, mas muito eficiente, consegue esta distinção, por ser um operador obstinado e competente.  Nossos parabéns a este colega que é o exemplo de nossos dias.
Há muitos anos não tínhamos um novo gaúcho nesta condição. Parabéns Sergio!
Registramos abaixo seu relato pessoal desta façanha:
“Atingir a marca das 331 entidades válidas é uma marca que deve ser comemorada, e que interessante,  a 331 e a 332 foram trabalhadas em menos de 15 minutos de diferença  entre uma e outra no dia 15 de Março passado, isso claro devido ao auxilio do Dx Cluster trabalhei a 331, E30FB em 15m  CW Olhei para a tela do computador e vejo que o CT1FIU spotou em 14002 H44NT, mudei a banda e escuto baixinho H44NT CQ CQ ... quase não acreditei quando ouvi o retorno 5NN , Salomão que eu já Havia trabalhado em 20M mas nunca recebi o qsl, H44MD.
15 anos se passaram desde fiz o primeiro qso em 10m. Escuta! Escuta! Escuta!  Propagação! Antenas! Transceptor!  100w!  Sono!  Cw!  Ssb ! Correios!  Lotw!  Enfim quem é radioamador e tem o gosto pelo DX entende perfeitamente o que eu estou dizendo. Somente agora é que consigo entender a emoção com que o PY3JZ  (SK) transmitia em sua palestra na USRA em Santa Maria em 2003 quando ele falava sobre DX, diplomas etc...
Agradeço a paciência e compreensão de dona Jane, quando o telefone tocava na madrugada já não se preocupava com noticias ruins, apenas perguntava já vai para o radio?
 Tive a experiência de estar também do outro lado da linha quando das minhas estadas em HH2, é fantástico.

 O DX é uma atividade onde cada um estabelece as suas armas e cada um ao olhar para seu diploma saberá o exato valor que ele tem apenas ele o DXer, e ninguém mais. (W9KNI)”
  
RADIOAMADORISMO  COMPETITIVO
No último final de semana tivemos a oportunidade de participar de mais uma edição do Concurso Brasília.  Diversos colegas e associados da USRA ativaram suas estações, participando das diversas categorias e modalidades oferecidas. A PY3UR esteve presente em Fonia e Telegrafia. Verificamos um pequeno número de participantes. Com as alterações efetuadas no regulamento, não tivemos a banda de 80m que sempre incentivou a participação dos colegas da classe C, que tiveram que se contentar com a realização de poucos contatos com estações mais distantes na banda de 10 metros. Uma experiência a ser analisada. De qualquer maneira, esperamos que os organizadores possam tornar o concurso mais atrativo a participação mundial dos costumeiros competidores. Aproveite para divulgar sua participação entre o seu grupo de colegas para que também tomem conhecimento desta atividade competitiva que pode servir de treinamento para aprimorar os conhecimentos e habilidade para a prática do radioamadorismo competitivo.

RODUSRA
A Rodada da USRA vai ao ar, de segunda a sexta feira, às 20h, na banda de oitenta metros, em 3,770 MHz. Durante 2015 estaremos divulgando as informações sobre o  63º Rancho do Radioamador Gaúcho.
Participe, faça amigos, pratique radioamadorismo e fique bem informado.

Notícias, atualidades e interatividade é no BLOG DA USRA.


Paulo – PY3PA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS DA USRA

NOTÍCIAS DA USRA

NOTÍCIAS DA USRA