NOTÍCIAS DA USRA


EXPEDIENTE
 


No Sábado, dia 05 de Janeiro de 2019, portanto primeiro expediente do novo ano, reencontramos nossos colegas e associados no expediente semanal da USRA.
Estamos vivendo um período muito especial, pois estamos preparando as comemorações dos 70 Anos de Fundação da nossa USRA. A semana que inicia será marcada pelo envolvimento especial dos membros da diretoria, pois estaremos ultimando os preparativos para as comemorações. Desde a decoração do ambiente, a preparação da exposição do acervo histórico da USRA, do ajuste fino na programação e as adaptações necessárias para bem receber aos colegas que estarão chegando no próximo sábado, para participarem conosco, destes momentos especiais de comemoração. Você que ainda não decidiu pela sua presença e participação, tenha clara a importância do seu protagonismo histórico. Sua presença nos deixará alegres e agradecidos por sua consideração e respeito por esses 70 anos de associativismo.
Durante o expediente recebemos a visita do Passos, PU3GAP, que está de retorno a Santa Maria. Agradecemos à Deus pela possibilidade de tê-lo próximo novamente. Também estava presente o Mateus, PY3MT, que estando em férias, veio rever familiares e amigos.
O departamento de radioamadorismo está empenhado em colocar a repetidora e também nossa estação de HF em operação normal. Lembramos aos colegas que utilizam VHF que pretendemos ter recepção também na repetidora Athos Pereira Granja, a 145.370.
Temos recebido a confirmação de diversos colegas que estarão se deslocando de diversas cidades do estado, para estarem conosco nesta data tão especial para todos nós. A programação divulgada está confirmada. Alguns itens foram acrescentados, visando oportunizar aos colegas que vem à Santa Maria pela primeira vez, conhecer alguns lugares de referência local.
A diretoria decidiu que rifa do HT acontecerá no domingo, após o almoço, possibilitando aos visitantes participarem deste sorteio.
Queremos ter a satisfação de tê-los conosco. Qualquer dúvida, sugestão ou questionamento entre em contato conosco pelo fone/whatsApp 99118-1261.
Lembramos a todos, que a ativação da PY3UR está sendo feita por nossos associados, em diversas modalidades e bandas. Confirme seu contato e receba nosso cartão QSL dos 70 anos.
PROGRAMAÇÃO
Queremos lembrar a programação de atividades para o mês de Janeiro de 2019:
-Aos sábados pela manhã, expediente semanal. Os membros da diretoria estão recebendo a todos os colegas e visitantes.
-De segunda a sexta, a partir das 20h ligue sua estação e participe da RODUSRA.
-Aniversariantes do mês de Janeiro:
-Dia 20 – D. Clausia
-Dia 22 - Rui - PU3RSF
- Dias 12 e 13 de Janeiro de 2019 acontece a programação comemorativa dos 70
anos de fundação da USRA. Veja os detalhes da programação e participe!
USRA 70 ANOS
No dia 10 de Janeiro, a USRA completa seus 70 anos de fundação.
Em 10 de Janeiro de 1949, um grupo de radioamadores e simpatizantes, se reuniram e decidiram que para o bem e o futuro do radioamadorismo, precisavam estar ligados a uma entidade que, além de os reunir e aproximar, também fosse representativa dos seus interesses e que todos se sentissem fortalecidos por pertencerem a ela!
O Primeiro presidente foi Athos Pereira Granja PY3XN. Que tivemos a oportunidade de conhecer na comemoração do cinquentenário, em 1999.
Foi na gestão do então prefeito Luis Alves Rolim Sobrinho, que a Prefeitura doou o terreno onde hoje é a sede da USRA. Depois de entendimentos com a Construtora Dickrel, houve um acordo e o prédio foi construído.
A Inauguração deu-se no dia 26 de junho de 1977, quando foi ativada pela primeira vez a estação oficial: PY3UR.
Queremos demonstrar nossa gratidão a todos que se dedicaram na direção dos destinos da nossa USRA, desde a sua fundação, até os dias de hoje, quando temos uma entidade que promove o radioamadorismo associativo. Entendemos que, através do associativismo consegue-se facilitar a pratica operacional e o progresso daqueles realmente interessados, através da realização de atividades práticas que nos fazem despertar o interesse pelo radioamadorismo.
Cada um de nós, que tem mais de dez anos como radioamador, tem na sua memória o registro de muitos fatos que fazem parte da memória do radioamadorismo. Quanto mais nos aprofundamos na prática do radioamadorismo, mais ficamos sabendo de pessoas e de fatos acontecidos. Afinal de contas, esta história é escrita por cada um de nós, no seu dia a dia como radioamador. Poderíamos ficar horas conversando e contando histórias de fatos acontecidos e que fatalmente ressaltam as atitudes arrojadas e criativas de muitos colegas que nos antecederam. Aliás, pelo menos para mim, estas estórias agradam muito, pois me trazem incentivo e ensinamentos.
Fico pensando como era difícil a prática radioamadorística sem todas as facilidades que temos hoje... No entanto, temos muitos exemplos de superação e genialidade entre nossos colegas que conseguiram façanhas, que muitos de nós tentam e tem grande dificuldade para conseguir. Veja nosso acervo e tenha momentos de imaginação....
Só através do associativismo, da aproximação operacional, poderemos conhecer os fatos que valorizam um radioamador. Assim acontece com a nossa entidade. Anos e anos em atividade que fortalece nosso relacionamento e a nossa prática operacional.
Nem todos tem esta experiência!
Atualmente, vemos radioamadores, com dificuldade para sua prática operacional, o que o faz um apático operacional. Parado no tempo e satisfeito com sua licença.
Como será o futuro do radioamadorismo sem o associativismo? Sem a prática operacional coletiva como elemento motivador.
Em qualquer atividade, a prática é imprescindível. O radioamadorismo competitivo nos faz ver nossos limites operacionais e as carências de nossa estação. Isto nos motiva a melhorar. Esta é a diferença: Temos a oportunidade de nos compararmos com os melhores!
Estamos recebendo uma nova geração de radioamadores, e que vai assumir os postos na direção de nossa entidade. Que a USRA possa continuar sendo exemplo no associativismo e na promoção do radioamadorismo.
Há trinta anos, quando aqui chegamos, tivemos excelentes exemplos e assumimos nossa função como radioamador associativo. Esperamos que esta tradição continue. Isto depende de cada um de nós que aqui estamos. Não deixe de fazer a sua parte. O futuro do radioamadorismo depende de nossa ação hoje!
Obrigado a todos que trabalharam e trabalham pelo radioamadorismo associativo.
Parabéns a todos que fazem parte da história escrita pela União Santamariense de radioamadores.
USRA UM EXEMPLO DE RADIOAMADORISMO ASSOCIATIVO!
“USRA UMA UNIÃO SEPTUAGENÁRIA!”
E-mail da USRA:usrapy3ur@gmail.com
USRA 70 ANOS DE RADIOAMADORISMO ASSOCIATIVO.

Paulo – PY3PA

Comentários

Nelson disse…
Parabéns pelos 70 anos desde Taubate sp ATRA Associação Taubateana de radioamadorismo
USRA disse…
Obrigado, pelas felicitações.

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS DA USRA

NOTÍCIAS DA USRA

NOTÍCIAS DA USRA