Dia Mundial do Radioamadorismo: IARU comemora um século de conexões

Por Timothy Ellam KC (VE6SH), Presidente, União Internacional de Rádio Amador

Quando os pioneiros do rádio amador se reuniram pela primeira vez em Paris, em 18 de abril de 1925, criaram a União Internacional de Rádio Amador (IARU) para apoiar as suas atividades em todo o mundo. Desde então, a IARU tem trabalhado incansavelmente para defender e expandir as atribuições oficiais de frequências para rádio amador.

Graças ao apoio de administrações esclarecidas em todas as partes do globo, os rádios amadores podem experimentar e comunicar em bandas de frequência estrategicamente localizadas em todo o espectro radioelétrico. De 25 países em 1925, a IARU cresceu para incluir hoje mais de 160 sociedades membros.

O próximo ano marca o centenário da fundação da IARU, um evento a ser comemorado em todo o mundo. Uma conferência e um jantar em Paris marcarão a grande ocasião em abril próximo.

Entretanto, a IARU inicia as comemorações do seu centenário no dia 18 de Abril – Dia Mundial do Radioamadorismo . Nosso tema para este ano é Um Século de Conexões: Comemorando 100 anos de Inovação, Comunidade e Defesa do Rádio Amador .

Uma porta de entrada para a experiência STEM

Celebraremos o que alcançamos para os serviços de rádio amador nos últimos 100 anos, o trabalho que realizamos para impulsionar a inovação e como continuamos a apoiar a comunidade mundial. O rádio amador sempre foi uma parte crítica do treinamento em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), e muitos líderes em comunicações globais podem traçar o início de suas carreiras nos serviços amadores.

Também temos sido líderes no campo da inovação, com numerosos avanços técnicos em comunicações que remontam aos pioneiros do rádio amador. É claro que os operadores amadores sempre forneceram comunicações de emergência eficazes e resilientes, o que lhes confere um papel vital em tempos de crise.

Como defensora e representante dos serviços de amador, a IARU é um membro orgulhoso e activo da União Internacional de Telecomunicações (UIT). Fomos admitidos pela primeira vez no trabalho do Comité Consultivo de Rádio Internacional (CCIR), o precursor do actual Sector de Radiocomunicações da UIT (UIT-R), em 1932.

Desde então, continuamos a contribuir para as atividades de radiocomunicações e resposta a emergências da UIT. Hoje em dia, a IARU é um participante ativo no Setor de Desenvolvimento de Telecomunicações da UIT (UIT-D), bem como na UIT-R.

Colaborámos estreitamente no Modelo de Desenvolvimento Sustentável Inteligente , no Fórum Global sobre Telecomunicações de Emergência e noutras iniciativas de desenvolvimento digital.

Um século de inovação, comunidade e defesa

Hoje, o rádio amador é mais popular do que nunca, com mais de 3.000.000 de operadores licenciados em todo o mundo. Notavelmente, a ITU reconheceu a IARU como representante dos interesses dos serviços e licenciados de rádio amador.

Em quase um século de envolvimento, a IARU ajudou a transformar os serviços amadores num parceiro bem reconhecido nas comunicações globais. Nosso próximo centenário é uma oportunidade para celebrar essas conquistas.

Todos os anos, no dia 18 de abril, operadores de todo o mundo participam no Dia Mundial do Rádio Amador. Este é um dia em que as sociedades membros da IARU podem mostrar as suas capacidades ao público e desfrutar de amizades com outros amadores em todo o mundo.

Compartilhamos com orgulho o bom trabalho realizado pelos operadores de rádio amador, suas inovações na ciência das comunicações e o que fazemos pela comunidade global.

Embora estes serviços estejam em operação há mais de um século, 1924 foi o primeiro ano em que as comunicações amadoras intercontinentais se tornaram comuns. O campo tem testemunhado avanços tecnológicos sem paralelo desde então – parte da razão pela qual o rádio amador é tão crucial para as comunicações globais e para a resposta oportuna a emergências hoje.

Defesa amadora

A IARU conta com voluntários de muitos países e comunidades para representar os serviços de amador em órgãos reguladores internacionais e regionais. Graças ao trabalho incansável dos nossos funcionários e voluntários, a IARU alcançou um sucesso incomparável como membro do sector da UIT.

Isto ficou claro na última Conferência Mundial de Radiocomunicações da UIT ( WRC-23 ), que reforçou as salvaguardas regulamentares sobre a atribuição de espectro para rádio amador.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS DA USRA

NOTÍCIAS DA USRA

NOTÍCIAS DA USRA