NOTÍCIAS DA USRA

EXPEDIENTE

Sábado é dia de reencontro na USRA. No último dia 14, ficou evidente e valorizado o fato do reencontro. Diversos colegas que a tempo não participavam do expediente se fizeram presentes. Queremos destacar a presença do ex-presidente Adão Correa PY3APC, do Sansone PY3LO, do Alberto PY3AY e do Mateus PY3MT. Duas gerações de radioamadores muito bem representada. Também estavam presentes diversos membros da diretoria, associados e visitantes. A presença destes colegas, valoriza o trabalho realizado pela diretoria, no sentido de bem receber a todos e valorizar o associativismo. Expediente da USRA, ponto de encontro dos radioamadores no centro do estado. Participe!

RADIOAMADORISMO NO MUNDO

No QTC da semana anterior, foi divulgada uma relação do ranking mundial do número de radioamadores por país. Embora saibamos que estes dados já foram divulgados a algum tempo, alguns números nos chamam a atenção e nos deixam intrigados. O Japão possui o maior número de radioamadores. Em segundo lugar temos os USA, com aproximadamente 50% dos radioamadores Japoneses. Chama a atenção, a grande diferença entre a quantidade de radioamadores e a área geográfica destas duas nações. Porque esta grande diferença?

Continuando a analisar os dados, verificamos que paises da Europa, com pequena área geográfica, tem número muito maior que o Brasil.

Na américa do sul, verificamos que a Argentina, tem mais de 50% do número de radioamadores brasileiros. Comparando as extensões geográficas, fica claro que o que determina este número, não é o tamanho da nação, mas seu nível cultural e a disseminação de conhecimentos generalistas. Facilmente constatamos que nós radioamadores, somos os primeiros a NÃO divulgarmos o radioamadorismo como uma prática saudável e cultural. Na maior parte dos casos, até evitamos dar conhecimento de nossa atividade. Temos medo ou alguma restrição quanto a isto? Temos o conhecimento necessário para divulgarmos a pratica do radioamadorismo ou é apenas uma atitude egoísta? Pense nisso e nos traga sua contribuição em prol da divulgação do radioamadorismo em nosso país.

LANDELL DE MOURA

O Instituto Histórico e geográfico do RS, convida para um ciclo de palestras sobre a obra e também exposição iconográfica da vida e obra do Pe Landell de Moura, nosso patrono, que vai acontecer nos dias 26 e 27 de Julho. O evento acontecerá nas dependências do Instituto, na rua Riachuelo, 1317, na capital. Esta atividade contará com a participação de estudiosos e radioamadores que se dedicam ao estudo e divulgação dos feitos de nosso patrono. Todos estão convidados a participar. Recebemos o convite e divulgação enviado por nosso colega Ivam Dorneles, a quem agradecemos.

RODADA DA USRA

A RODUSRA (Rodada da USRA), ACONTECE De segunda a sexta-feira, das 19:30 as 20:30 h, na banda de 80m ( 3770) Participe e fique informado. Será um prazer reencontrá-los para um bate-papo-informativo.

BLOG DA USRA

Notícias, atualidades e interatividade é no BLOG DA USRA.

PY3PA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS DA USRA

NOTÍCIAS DA USRA

NOTÍCIAS DA USRA