NOTÍCIAS DA USRA

56 JOTA
No último FINAL DE SEMANA participamos do jota. Este ano, vivenciamos em Santa Maria, uma experiência diferente. Com o apoio da USRA e a coordenação do 4º Distrito Escoteiro, ativamos três bases escoteiras. A primeira, com o indicativo PY3UR na sede do Grupo Escoteiro Socepe, o 024/RS. Local que tradicionalmente montamos base. A exemplo do ano anterior, a segunda base foi instalada na sede do GE Henrique Dias o 022/RS, onde operou PY3YD o Freddy. A Terceira base foi montada no GE Olavo Bilac o 322/RS, onde operou PY3TIO o Pereira. Diversos radioamadores associados da USRA estiveram cooperando e participando da Atividade nestas três bases.  Participar do JOTA é muito gratificante, pois temos a oportunidade de exercitarmos nossa capacidade de montar estações, conviver com o movimento escoteiro e divulgarmos radioamadorismo.  Queremos agradecer aos administradores e chefes dos Grupos Escoteiros, que tão bem nos receberam e oportunizaram um final de semana inesquecível.

PARTICIPANDO DO RANCHO
Durante muitos anos, tenho participado dos ranchos. Já tive a oportunidade de organizar um Rancho. Muitos colegas radioamadores já tiveram a oportunidade de participar de um rancho. Atualmente temos notado um desinteresse na participação nos Ranchos. Entendo que esta atividade possa estar se tornando pouco atrativa aos radioamadores atuais. Porém, me pergunto: O que está atraindo a atenção da comunidade radioamadorística?
O Rancho sempre se caracterizou pela confraternização, a magia do encontro pessoal e o reencontro de velhos amigos, que muitas vezes só se encontravam no rancho.  Isto com certeza era um bom motivo para irmos ao rancho. Isto transforma o rancho em uma atividade importante e inesquecível. Percebemos que a programação tem que ser agradável e variada.  Alguns itens tem se mantido. Quero lembrar que o ponto alto do Rancho é o Jantar dançante do sábado à noite, quando acontece também a abertura oficial do evento.  Normalmente convidamos autoridades da cidade, a diretoria da LABRE e de Radio Clubes, e fazemos um momento cerimonioso de abertura para marcar a presença, e o valor dos radioamadores, naquela comunidade.
Neste momento cerimonioso, tempos a expectativa, de que ali esteja uma representação significativa de radioamadores. Sabedores da valorização que nos é dada pela comunidade e suas autoridades, é que te,mos que estar presentes e participativos. Nossa manifestação se dará na saudação, no cantar do Hino Nacional e no Hino do radioamador.  Momento de demonstrarmos nosso orgulho em sermos radioamadores. Além de todas as fotos e filmagens que serão feitas, se tornará, inesquecível este momento de emoção em nossas vidas.  E como eu quero pelo menos sair bem na foto, vou de terno e gravata!
 
PARTICIPANDO DO RANCHO II
Durante muitos anos, tenho participado dos ranchos.  Observamos que a programação se resumia em turismo, bate papo no local do evento e gastronomia. Considerando o trabalho realizado pelo departamento de radioamadorismo da USRA, decidimos oferecer ao coordenador do rancho, a oportunidade de desenvolvermos uma programação de radioamadorismo, durante o sábado. Esta programação tem sido feita pensando na necessidade de disseminarmos informações sobre radioamadorismo associativo, competitivo e despertar  a participação operacional dos muitos licenciados não praticantes.  Inicialmente a idéia não foi bem aceita, pois estávamos trazendo para  o Rancho,  um momento de avaliação da vida operacional de muitos. Principalmente  considerando os muitos vícios desenvolvidos pela falta de conhecimento e criatividade de muitos operadores. Sentimos a necessidade de informar a comunidade sobre o avanço do radioamadorismo competitivo no Brasil e na América do Sul. 
A programação de radioamadorismo permitiu que a LABRE tivesse a oportunidade de estar presente com sua diretoria, ouvindo os comentários e sugestões da comunidade  radioamadorística reunida no Rancho.  Com certeza, muitos daqueles que só vão ao Rancho pra comercializar equipamentos, não estarão participando da programação durante o sábado, pois não é seu objetivo. Fazemos um convite especial aos  colegas que querem conhecer mais sobre a prática operacional para estarem conosco  no sábado, participando desta programação.
Leve sua família e passe um final de semana voltado ao radioamadorismo, num local onde tudo estará funcionando para bem recebê-los. Valorize o trabalho realizado pelo rganizador do Rancho.

RESULTADO DO FARROUPILHA
Está na pagina da LABRE-RS o resultado do Concurso Farroupilha 2013. Parabenizamos a equipe da LABRE-RS pela agilidade em realizar o trabalho de apuração do resultado. Registramos a participação de diversos colegas e associados da URSA. Entre eles destacamos: primeiro lugar na categoria Radioamador em CW do Claudinho PY3OZ e PY3MSS na categoria YL alcançou a segunda colocação.    

RODUSRA
A Rodada da USRA vai ao ar, de segunda a sexta feira, às 20h30min, na banda de oitenta metros, em 3,770 MHz.

Participe, faça amigos, pratique radioamadorismo e fique bem informado.

Notícias, atualidades e interatividade são no BLOG DA USRA.

Paulo – PY3PA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS DA USRA

NOTÍCIAS DA USRA

NOTÍCIAS DA USRA