NOTICIAS DA USRA – 16/07/2009


PRATICANDO RADIOAMADORISMO !

No último final de semana, participamos do Conteste IARU. Para nossa satisfação, diversas estações brasileiras estiveram presentes. Sempre com a esperança de uma melhora na propagação, permanecemos por horas chamando CQ sem sermos ouvidos ou atendidos.

Para compensar o fato do grande esforço para um pequeno número de contatos, no domingo à tarde, fomos surpreendidos por uma excelente propagação nos 20m. Durante um relativamente pequeno espaço de tempo, tivemos a oportunidade de participar de um “pailap” (pile up) com características interessantes. E isso nos fez lembrar os tempos de boa propagação.

É claro que isto não aconteceu por acaso. Foi preciso ligar a estação, passar pela banda avaliando a localização das estações ouvidas e também fazer o teste definitivo de completar um QSO. Analisando as reportagens recebidas, vimos que seria possível passar à condição de chamadores. Tão logo encontramos uma freqüência livre, emitimos o nosso CQ. Fomos prontamente atendidos por estações da Europa e Ásia. A medida que o cluster era ativado, muitas outras estações apareciam. Isto nos leva a entender, que muitos estavam QRV. Embora não se apresentassem fazendo CQ, ali estavam, esperando a presença de estações de DX. Naquele exato momento, percebi pelo cluster, que outras estações brasileiras também estavam ativas. Portanto, as estações européias tinham suas antenas viradas para a América do Sul. Afinal, muitos deles, não tem um QSL de estação Brasileira. Isto se explica pela pequena atividade de brasileiros fora das competições tradicionais que acontecem.

Sempre há a possibilidade de algum QSO. A probabilidade de se tornar realidade, depende também, do fato de nos apresentarmos na freqüência.

-O segredo do radioamadorismo está na prática!

ATIVIDADES DA USRA

Fique sabendo mais sobre as atividades da USRA, participando da Rodada que acontece de segunda a sexta-feira em 3768 kHz, das 19:00 às 20:00h e visitando nossa página: www.usra.com.br

Paulo – PY3PA – Departamento de Radioamadorismo da USRA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS DA USRA

NOTÍCIAS DA USRA

NOTÍCIAS DA USRA