PRÉDIO DA USRA

PRÉDIO DA USRA

PROGRAMAÇÃO SÁBADO, DIA 11/11

08:00h Hasteamento das Bandeiras

09:00h Inicio do Credenciamento

  • Mateada

10:30hAbertura da Programação de Radioamadorismo

-Palestra: Landell de Moura– Coordenador: Ivan – PY3IDR

-Local:Sala de reuniões

11:50h Encerramento

12:00h Almoço

  • Local: CTG José Bonifácio Gomes

14:00h Programação de radioamadorismo

  • Palestra: Aprenda a utilizar o N1MM – Coordenador: Claudio Albert (PY3OZ)

  • Local: Sala de reuniões

15:00h Programação de Radioamadorismo

  • Palestra: APRS / Rede Sul APRS – Coordenador: Claudio (PY3NZ)

  • Local: Sala de reuniões

15:00h Passeio Turístico

16:00h Encerramento – Cafezinho

16:15h Falando em Associativismo – LABRE/RS – Relatório das atividades, Plenária.

18:00h Encerramento

20:30h Abertura oficial do evento – Jantar baile (Apresentação de Enio Vieira – Teclado e Violão).

  • Local: CTG José Bonifácio Gomes

DOMINGO, DIA 12/11

09:00h TROCA-TROCA

  • Mateada

10:30h Inicio das atividades Coletivas

12:00h Almoço

  • Local: CTG José Bonifácio Gomes

15:00h Encerramento com arreamento das bandeiras.

NOTA: Durante o almoço será feita entrega da premiação do Concurso Farroupilha 2017.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

SULRÁDIO - CONSULTORIA EM RADIODIFUSÃO
ATUALIDADES

Rádio
Chineses recorrem cada vez mais ao rádio.

Informação: AESP - Associação de Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo - 22/07/2009

Quando o assunto é alta tecnologia, a China tem tudo. Mas no país com o maior número de internautas do mundo, algumas pessoas estão optando por se manter em contato através de uma tecnologia mais antiga: o rádio.

Armados de antenas, transmissores e receptores, crescente número de radioamadores chineses enviam mensagens codificadas ou fazem transmissões simples, na esperança de obter uma resposta.

Dos 3 milhões de radioamadores do planeta, cerca de 90 mil vivem na China, de acordo com a Chinese Radio Sports Association, que supervisiona o licenciamento dos praticantes do hobby no mais populoso país do mundo.

Para os membros do Beijing Sunny Radio Club, um final de semana perfeito significa vasculhar as frequências de rádio e conversar com entusiastas do radioamadorismo em outras cidades e até em outros continentes.

O estudante Wang Ranning, 15, é adepto do radioamadorismo há mais de quatro anos e o considera "encantador".

"Os seus sinais podem chegar a uma pirâmide no Egito, ao Pentágono, nos Estados Unidos, passando pela Califórnia ou qualquer outro Estado antes de enfim atingirem uma pequena família na costa leste norte-americana", disse Wang.

Mais a leste, Liu Jinsheng, o primeiro radioamador na cidade costeira de Qingdao, pondera que "nós só fomos autorizados a nos comunicar com os milhões de outros fãs mundiais do radioamadorismo depois que a China se abriu".

"Posso me comunicar com pessoas distantes com uma simples antena. É diferente de usar a Internet, porque você depende de outras pessoas", disse.

Com equipamentos ao preço inicial de apenas 200 iuans (30 dólares), o hobby é acessível para muitos dos chineses urbanos.

E embora o número de radioamadores da China dificilmente deva rivalizar com os 340 milhões de usuários de Internet que existem no país, seus praticantes ainda assim têm conseguido se comunicar com partes distantes do mundo.

73 DE PY3OZ
Claudio Albert Gonalves Zappe
Rádio Imembuí AM960 e Nativa FM99,5
albertimembui@via-rs.net albertnativa@via-rs.net
MSN: albertzappe@yahoo.com.br
(55)3212-4400
Celular: (55)96267278